Visitas: 574
Usuários Online: 1
A Missão Portas Abertas lançou nesta quarta-feira, 15, a Lista Mundial da Perseguição (LMP) de 2025. Esta lista mostra os 50 países que mais perseguem os cristãos através de pesquisa realizada entre 1º de outubro de 2023 e 30 de setembro de 2024.
De acordo com a LMP 2025, mais de 380 milhões de cristãos enfrentam altos níveis de perseguição e discriminação por causa da fé em Jesus. Isso significa que 1 em cada 7 cristãos é perseguido.
Mortes
A lista também mostra o número de cristãos mortos por questões relacionadas com a fé. Foram 4.476 mortes. Houve uma redução em relação ao ano de 2024, quando foram registradas 4.998 mortes de cristãos. Mesmo com a queda no número, a Nigéria segue responsável pela maioria das mortes de cristãos, com 3.100 casos, o que corresponde a 69% do total.
Violência e casamento forçado
Em casos de violência sexual e casamento forçado, as principais vítimas são meninas e mulheres. Além disso, a violência física e psicológica aumentou em 28%. Os números reais podem ser muito maiores, mas a falta de registro dos casos torna impossível saber o número exato. Em relação aos casos de violência física e psicológica, incluindo ameaça de morte, foi registrado um aumento. Foram 54.780 casos contra 42.849 registrados em 2024.
Cristão presos A quantidade de cristãos presos, condenados ou detidos sem julgamento cresceu 15% na LMP 2025. O número de detenções sem julgamento aumentou de 3.329 para 3.604 e o de condenações subiu de 796 para 1.140.
Coreia do Norte no Topo Pelo terceiro ano consecutivo e pela 23ª vez desde a primeira Lista Mundial da Perseguição em 1993, a Coreia do Norte ficou no topo da lista. Desde 2002, o país tem sido o número 1 todos os anos, exceto 2022, quando ficou em segundo lugar, atrás do Afeganistão, após sua queda para o Talibã. No início de 2024, o governo da Coreia do Norte anunciou regulações mais rigorosas e sanções mais severas, o que aumentou o medo entre a população. Por isso, não existem atividades da Igreja no país. É impossível se reunir para cultuar, e até mesmo fazer isso em secreto pode ser um grande risco. Este ano, a pontuação da violência aumentou ainda mais no país, com os cristãos enfrentando uma possível execução pública sumária se forem descobertos. Os cristãos evitam compartilhar a fé até com os próprios familiares. Se descobertos, cristãos norte-coreanos são mortos ou enviados para campos de trabalho forçado. – Por causa da paranoia ditatorial e do fechamento das fronteiras para ajuda externa, além da repressão, nossos irmãos norte-coreanos estão passando fome e extrema necessidade – afirma Cruz.
Perseguição extrema Mianmar saiu da 17ª posição na LMP 2024 para a 13ª posição na LMP 2025 e está entre os países onde a perseguição é extrema. A guerra civil no país chegou ao quarto ano e foi um pretexto para destruição de igrejas, casas e comunidades inteiras de cristãos. Por consequência, milhares de seguidores de Jesus foram forçados a fugir e agora vivem como deslocados internos. O Iêmen passou do 5º lugar para o 3º, devido ao aumento da violência contra os cristãos. Os dados foram consequência do aumento do poder houthi – movimento político religioso islâmico – e de maior radicalização dos muçulmanos. Dezenas de igrejas não puderam se reunir em segurança e um cristão convertido foi morto em razão da nova fé. Os demais países onde a perseguição é extrema continuam os mesmos, mas com variações nas posições. São eles: Coreia do Norte (1º), Somália (2º), Líbia (4º), Sudão (5º), Eritreia (6º), Nigéria (7º), Paquistão (8º), Irã (9º), Afeganistão (10º), Índia (11º), Arábia Saudita (12º) e Mianmar (13º).
América Latina na LMP 2025 O cessar-fogo temporário entre as guerrilhas e traficantes de drogas na Colômbia abrandou a violência contra cristãos no período de pesquisa da LMP 2025. Por isso, o país caiu 12 posições e agora ocupa o 46º lugar. A Nicarágua manteve a 30ª posição. Apesar de a violência contra cristãos permanecer a mais alta até agora no país, a situação poderia ser pior. A crise humanitária em Cuba está piorando e foram reportados novos incidentes violentos contra cristãos, que são considerados inimigos do Estado. Além de prisões indevidas, foram reportados sequestros e abusos sexuais de cristãos. Igrejas são vigiadas e encontram inúmeros obstáculos se não seguirem as condições impostas pelo governo. Pastores e suas famílias são interrogados e sofrem ameaças constantes. Isso fez com que o país subisse da 26ª para a 22ª posição do novo ranking. Outro país latino-americano que também subiu consideravelmente na LMP25, foi o México, que foi de 37º para o 31º lugar. O aumento da violência foi ocasionado pelo controle imposto pelo crime organizado em todos os estados do país, particularmente durante o período eleitoral. Além disso, a pesquisa da Portas Abertas relata níveis preocupantes de rejeição de minorias religiosas dentro de comunidades indígenas.
Fatores para perseguição Para Marco Cruz, secretário-geral da Portas Abertas no Brasil, os dois principais fatores que impulsionaram o aumento acentuado de perseguição a cristãos podem ser descritos como caos e controle. – O caos causado por conflitos em andamento, crime organizado e levantes islâmicos fazem com que os perseguidores de cristãos possam agir com impunidade. Além disso, à medida que o autoritarismo continua crescendo, os regimes estão aumentando a pressão e a violência contra as minorias cristãs – explica.
Assista ao podcast da LMP 2025 Conheça os principais destaques da Lista Mundial da Perseguição 2025 durante o PAcast, o podcast da Portas Abertas com o secretário-geral, Marco Cruz. Ative o lembrete e assista à entrevista hoje, às 18h, no YouTube.
LMP 2025 Confira abaixo a Lista Mundial da Perseguição 2025 ou clique aqui:
A Missão Portas Abertas lançou nesta quarta-feira, 15, a Lista Mundial da Perseguição (LMP) de 2025. Esta lista mostra os 50 países que mais perseguem os cristãos através de pesquisa realizada entre 1º de outubro de 2023 e 30 de setembro de 2024.
De acordo com a LMP 2025, mais de 380 milhões de cristãos enfrentam altos níveis de perseguição e discriminação por causa da fé em Jesus. Isso significa que 1 em cada 7 cristãos é perseguido.
Mortes
A lista também mostra o número de cristãos mortos por questões relacionadas com a fé. Foram 4.476 mortes. Houve uma redução em relação ao ano de 2024, quando foram registradas 4.998 mortes de cristãos. Mesmo com a queda no número, a Nigéria segue responsável pela maioria das mortes de cristãos, com 3.100 casos, o que corresponde a 69% do total.
Violência e casamento forçado
Em casos de violência sexual e casamento forçado, as principais vítimas são meninas e mulheres. Além disso, a violência física e psicológica aumentou em 28%. Os números reais podem ser muito maiores, mas a falta de registro dos casos torna impossível saber o número exato.
Em relação aos casos de violência física e psicológica, incluindo ameaça de morte, foi registrado um aumento. Foram 54.780 casos contra 42.849 registrados em 2024.
Cristão presos
A quantidade de cristãos presos, condenados ou detidos sem julgamento cresceu 15% na LMP 2025. O número de detenções sem julgamento aumentou de 3.329 para 3.604 e o de condenações subiu de 796 para 1.140.
Coreia do Norte no Topo
Pelo terceiro ano consecutivo e pela 23ª vez desde a primeira Lista Mundial da Perseguição em 1993, a Coreia do Norte ficou no topo da lista. Desde 2002, o país tem sido o número 1 todos os anos, exceto 2022, quando ficou em segundo lugar, atrás do Afeganistão, após sua queda para o Talibã.
No início de 2024, o governo da Coreia do Norte anunciou regulações mais rigorosas e sanções mais severas, o que aumentou o medo entre a população. Por isso, não existem atividades da Igreja no país. É impossível se reunir para cultuar, e até mesmo fazer isso em secreto pode ser um grande risco.
Este ano, a pontuação da violência aumentou ainda mais no país, com os cristãos enfrentando uma possível execução pública sumária se forem descobertos.
Os cristãos evitam compartilhar a fé até com os próprios familiares. Se descobertos, cristãos norte-coreanos são mortos ou enviados para campos de trabalho forçado.
– Por causa da paranoia ditatorial e do fechamento das fronteiras para ajuda externa, além da repressão, nossos irmãos norte-coreanos estão passando fome e extrema necessidade – afirma Cruz.
Perseguição extrema
Mianmar saiu da 17ª posição na LMP 2024 para a 13ª posição na LMP 2025 e está entre os países onde a perseguição é extrema. A guerra civil no país chegou ao quarto ano e foi um pretexto para destruição de igrejas, casas e comunidades inteiras de cristãos. Por consequência, milhares de seguidores de Jesus foram forçados a fugir e agora vivem como deslocados internos.
O Iêmen passou do 5º lugar para o 3º, devido ao aumento da violência contra os cristãos. Os dados foram consequência do aumento do poder houthi – movimento político religioso islâmico – e de maior radicalização dos muçulmanos. Dezenas de igrejas não puderam se reunir em segurança e um cristão convertido foi morto em razão da nova fé.
Os demais países onde a perseguição é extrema continuam os mesmos, mas com variações nas posições. São eles: Coreia do Norte (1º), Somália (2º), Líbia (4º), Sudão (5º), Eritreia (6º), Nigéria (7º), Paquistão (8º), Irã (9º), Afeganistão (10º), Índia (11º), Arábia Saudita (12º) e Mianmar (13º).
América Latina na LMP 2025
O cessar-fogo temporário entre as guerrilhas e traficantes de drogas na Colômbia abrandou a violência contra cristãos no período de pesquisa da LMP 2025. Por isso, o país caiu 12 posições e agora ocupa o 46º lugar.
A Nicarágua manteve a 30ª posição. Apesar de a violência contra cristãos permanecer a mais alta até agora no país, a situação poderia ser pior.
A crise humanitária em Cuba está piorando e foram reportados novos incidentes violentos contra cristãos, que são considerados inimigos do Estado. Além de prisões indevidas, foram reportados sequestros e abusos sexuais de cristãos. Igrejas são vigiadas e encontram inúmeros obstáculos se não seguirem as condições impostas pelo governo. Pastores e suas famílias são interrogados e sofrem ameaças constantes. Isso fez com que o país subisse da 26ª para a 22ª posição do novo ranking.
Outro país latino-americano que também subiu consideravelmente na LMP25, foi o México, que foi de 37º para o 31º lugar. O aumento da violência foi ocasionado pelo controle imposto pelo crime organizado em todos os estados do país, particularmente durante o período eleitoral. Além disso, a pesquisa da Portas Abertas relata níveis preocupantes de rejeição de minorias religiosas dentro de comunidades indígenas.
Fatores para perseguição
Para Marco Cruz, secretário-geral da Portas Abertas no Brasil, os dois principais fatores que impulsionaram o aumento acentuado de perseguição a cristãos podem ser descritos como caos e controle.
– O caos causado por conflitos em andamento, crime organizado e levantes islâmicos fazem com que os perseguidores de cristãos possam agir com impunidade. Além disso, à medida que o autoritarismo continua crescendo, os regimes estão aumentando a pressão e a violência contra as minorias cristãs – explica.
Assista ao podcast da LMP 2025
Conheça os principais destaques da Lista Mundial da Perseguição 2025 durante o PAcast, o podcast da Portas Abertas com o secretário-geral, Marco Cruz. Ative o lembrete e assista à entrevista hoje, às 18h, no YouTube.
LMP 2025
Confira abaixo a Lista Mundial da Perseguição 2025 ou clique aqui: